Matemática - Professor Nivaldo Galvão: Adição de Números Naturais

Adição de Números Naturais

 Adição

O que é adição?

A adição é a operação que combina dois ou mais números para obter um total, chamado de soma. Os números que são somados são chamados de parcelas. O símbolo da adição é o "+".

ADIÇÃO DE NÚMEROS NATURAIS
Exemplo:

Se você tem 3 maçãs e ganha mais 2, você terá um total de 5 maçãs. Essa operação pode ser representada pela adição: 3 + 2 = 5.

Como realizar a adição:

A adição pode ser realizada de diversas maneiras:

  • Contagem: Para números pequenos, podemos contar os elementos de cada parcela e juntá-los.
  • Desenho: Podemos representar os números por desenhos e contá-los.
  • Algoritmo da adição: Para números maiores, utilizamos o algoritmo da adição, que consiste em somar os algarismos de cada ordem (unidades, dezenas, centenas, etc.) e reagrupar quando necessário.

Aplicações da adição:

A adição é utilizada em diversas situações do dia a dia, como por exemplos:

  • Calcular o total de compras no supermercado.
  • Somar os pontos em um jogo.
  • Calcular a distância total percorrida em uma viagem.
  • Calcular o numero total de alunos em uma escola.

EXERCÍCIOS:

1)  Em 1500, o Brasil foi "descoberto" por Pedro Álvares Cabral. Se somarmos 322 anos, chegamos à data da Independência do Brasil. E se adicionarmos mais 189 anos, em que ano estaremos?

2) Um atleta correu 1.500 metros na segunda-feira, 2.300 metros na quarta-feira e 1.850 metros na sexta-feira. Quantos metros ele correu ao todo na semana?

3) Um artista plástico utilizou 1.250 peças de cerâmica azul, 980 peças de cerâmica verde e 1.520 peças de cerâmica amarela em um mosaico. Quantas peças de cerâmica ele usou no total?

4) Um livro tem 3 capítulos. O primeiro capítulo tem 45 páginas, o segundo tem 62 páginas e o terceiro tem 58 páginas. Quantas páginas o livro tem ao todo?

5) Uma loja vendeu 235 camisetas na segunda-feira, 187 camisetas na terça-feira e 312 camisetas na quarta-feira. Quantas camisetas foram vendidas nesses três dias?